O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de tempestade, de grau “perigo”, para a quinta-feira, 15 de outubro, com validade das 0h01 às 23h59. O aviso abrange a região do Vale do Paraíba, que inclui São José dos Campos, as cidades da Serra da Mantiqueira e o Litoral Norte. A previsão é de chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros no dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de falta de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.
O alerta de tempestade no Vale do Paraíba desta quinta é mais grave que o da semana passada. Para o sábado, 10 de outubro, o Inmet havia emitido aviso amarelo, de “perigo potencial”, com previsão de até 50 milímetros de chuva no dia e ventos de até 60 km/h. O laranja é o segundo nível mais alto da escala do instituto, abaixo apenas do vermelho, de “grande perigo”.
Quais regiões estão no alerta do INMET
O aviso inclui a região do Vale do Paraíba Paulista, que reúne São José dos Campos e cidades como Jacareí, Taubaté, Caçapava e Pindamonhangaba; os municípios da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí; e os do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba). Do lado mineiro da Mantiqueira, o alerta também vale para o Sul e Sudoeste de Minas.
O aviso abrange ainda a Região Metropolitana de São Paulo, o Sul Fluminense e áreas de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espírito Santo, Tocantins, Bahia e Distrito Federal.
Temporal da semana passada
Na sexta-feira, 9 de outubro, um temporal despejou 66 milímetros de chuva em pouco mais de 30 minutos no bairro Rio Comprido, na região sul de São José dos Campos, segundo a Defesa Civil do município. As rajadas de vento chegaram a 72 km/h no Buquirinha II, na região norte. Árvores caíram em pelo menos sete vias, fios de alta tensão caíram no Jardim Anhembi, e moradores de vários bairros ficaram sem energia. Não houve vítimas.
O que fazer durante a tempestade
O Inmet orienta a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, por causa do risco de queda e de descargas elétricas, e a não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. O instituto também recomenda, se possível, desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Para receber os alertas da Defesa Civil no celular, basta enviar o CEP por SMS para o número 40199. O serviço é gratuito.
Telefones úteis
Defesa Civil: 199Corpo de Bombeiros: 193Central da Prefeitura de São José dos Campos: 156Falta de energia: EDP 0800 721 0123Alertas por SMS: envie o CEP para 40199
Foto de capa: Divulgação
Clique aqui para fazer parte do grupo do DIÁRIO DE SÃO JOSÉ no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para seguir o DIÁRIO DE SÃO JOSÉ no Instagram.





