Três praças tradicionais da região central de São José dos Campos serão revitalizadas pela Prefeitura. A ordem de serviço foi assinada na terça-feira (18), e as obras serão executadas pela empresa Cerqueira Torres, com prazo de 240 dias para conclusão. A intervenção integra o programa Urbaniza Centro, que reúne ações de requalificação de espaços públicos e áreas históricas da cidade.
As melhorias contemplam as praças João Mendes, conhecida como Praça do Sapo, Kennedy e Maurício Cury, localizadas no eixo da Avenida João Guilhermino e Rua Floriano Peixoto. A proposta é tornar os espaços mais acessíveis, iluminados, arborizados e adequados para convivência de moradores e visitantes.
Na Praça do Sapo, um dos principais destaques será a recuperação da tradicional fonte, que terá sua estrutura requalificada e elementos decorativos restaurados. O projeto também prevê novos bancos e lixeiras, reforma do piso, piso tátil, melhorias no paisagismo, iluminação de LED e implantação de um jardim vertical na parte posterior do camelódromo.
A Praça Kennedy receberá novas calçadas com piso tátil, reorganização dos canteiros, renovação do pavimento, bancos e lixeiras. A iluminação também será modernizada, incluindo refletores instalados na estrutura do ponto de ônibus para destacar a copa da palmeira-imperial, criando um novo elemento visual durante a noite.
Já a Praça Maurício Cury, onde está localizada a estação central da Linha Verde, terá novos revestimentos, piso tátil, recomposição dos canteiros e uma área central de convivência. O espaço ganhará uma espécie de palco ornamentado com uma rosácea de pedras portuguesas, além de novos bancos e melhorias na iluminação.
Segundo a Prefeitura, a revitalização das três praças faz parte de um conjunto de ações do Urbaniza Centro, programa que prevê intervenções em áreas públicas, prédios e pontos históricos. O investimento total previsto no programa ultrapassa R$ 500 milhões.
Entre as ações já realizadas estão o enterramento dos cabos de energia da Rua 15 de Novembro, a reforma do Museu Municipal, a criação dos parklets, a ampliação do Circuito Cultural Central, a implantação de lixeiras subterrâneas e a reforma das praças Afonso Pena, Cônego Lima e Olímpio Catão.
Serviço
Praças: João Mendes (Praça do Sapo), Kennedy e Maurício Cury Prazo da obra: 240 dias Programa: Urbaniza Centro Empresa responsável: Cerqueira Torres
The post São José vai revitalizar três praças no centro da cidade first appeared on Notícias São José dos Campos | @noticias.sjcampos.



