Home / Notícias / Sabesp abre inscrição para programa que busca soluções inteligentes para água e esgoto

Sabesp abre inscrição para programa que busca soluções inteligentes para água e esgoto

A Sabesp, em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos, está com inscrições abertas para o Programa de Inovação Aberta em Saneamento, iniciativa que busca transformar desafios do setor em soluções inovadoras para ampliar a eficiência, a sustentabilidade e a qualidade dos serviços prestados à população.

Podem participar startups, scale-ups, empresas de base tecnológica, universidades, centros de pesquisa e empreendedores independentes que possuam projetos voltados ao monitoramento, tratamento e manutenção de estações de água e esgoto. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 11 de agosto de 2026.

O programa irá selecionar propostas para o desenvolvimento de provas de conceito (PoCs) em três áreas estratégicas: aumento da eficiência no tratamento da água, monitoramento inteligente de estações de tratamento de esgoto (ETEs) remotas e criação de tecnologias para medição rápida da eficiência do tratamento de esgoto em áreas rurais e isoladas.

Além da oportunidade de desenvolver projetos em ambiente real, os participantes selecionados terão acesso a mentorias técnicas e estratégicas, conexão com especialistas do setor, certificação, visibilidade nacional e possibilidade de implantação de projetos-piloto.

Segundo a Sabesp, a iniciativa busca acelerar soluções capazes de contribuir para a universalização do saneamento até 2029, promovendo inovação com impacto direto na qualidade de vida da população.

Serviço

Programa: Programa de Inovação Aberta em Saneamento

Inscrições: De 1º de julho a 11 de agosto de 2026

Quem pode participar: Startups, scale-ups, empresas de base tecnológica, universidades, centros de pesquisa e inventores independentes

Valor: Gratuito

Cronograma:

Avaliação e entrevistas: agosto e setembro

Pitch Day: 23 de setembro de 2026

Execução das PoCs: de 2 de novembro de 2026 a 25 de janeiro de 2027

Demo Day: 26 de janeiro de 2027

Local: PIT – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos

Endereço: Avenida Dr. Altino Bondesan, 500 – São José dos Campos

Edital e inscrições: https://pitsjc.org.br/sabesp/

Informações: inovacaoaberta@pitsjc.org.brFoto: Divulgação

The post Sabesp abre inscrição para programa que busca soluções inteligentes para água e esgoto first appeared on Notícias São José dos Campos | @noticias.sjcampos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *