Quatro artistas expõem xilogravuras na Galeria de Artes Helena Calil
09/08/2014 – 30/08/2014 | |
A mostra “Quatro Impressões” traz xilogravuras de Claudio Caropeso, Luciana Bertarelli, Simone Peixoto e Márcio Elias Santos que estarão expostas a partir de sábado (9) no pavimento superior da Galeria de Artes Helena Calil (Largo São Benedito s/nº, Centro). Os trabalhos podem ser vistos até 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h50 às 17h50, e aos sábados, das 8h50 às 12h50. A entrada é gratuita.
Xilogravura é a estampa obtida por meio da técnica de fazer gravuras em relevo sobre a madeira. A exposição traz trabalhos recentes realizados com diferentes processos gráficos. As estampas resultam de um intenso diálogo entre os quatro artistas. O conjunto procura evidenciar os processos de criação, construção e impressão da xilogravura para o público em geral, por meio do contato com as obras, ferramentas e matrizes.
Claudio Caropreso é gravador com participação no SP/Estampa e em mostras internacionais na Alemanha e nos Estados Unidos. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Paraíba, possui especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília. Sua obra de xilogravura em cores trata de temas urbanos, colhidos na rua, marcada pelo corte expressivo no compensado de madeira e das sobreposições de cores da técnica da matriz perdida.
Luciana Bertarelli desenvolve trabalhos que transitam entre pintura e gravura, em especial a xilogravura e a monotipia. Simone Peixoto transita ainda entre o desenho e a xilogravura. Márcio Elias Santos desenvolve trabalhos de pintura, gravura e objetos, com interesse por questões ligadas à cor. Eles são formados em Artes Visuais pela Unicamp, além de integrar o ateliê itinerante Xilomóvel, projeto inovador com atuação em diversas localidades.