Programa animal: Meu Pet Feliz inicia castrações gratuitas
O programa da Prefeitura, Meu Pet Feliz, foi lançado na quarta-feira (8) e disponibilizou 1.500 vagas para castração gratuita de cães e gatos. De acordo com a prefeitura, as vagas foram esgotadas em menos de 24 horas.
Os munícipes inscritos começam a ser chamados a partir de segunda-feira (13), as castrações serão realizadas no próprio centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e nas clínicas veterinárias credenciadas pela Prefeitura. O programa prevê a realização de 5 mil castrações gratuitas no período de 1 ano.
O programa é um grande avanço no cuidado com a saúde e bem-estar animal, além de apoiar a posse responsável pois além do controle populacional, o programa promoverá a identificação destes animais através de microchipagem, com o objetivo de minimizar abandonos, maus tratos e furtos.
Confira os requisitos para participar do programa:
- Residir no município de São José dos Campos e ter idade mínima de 21 anos.
- Devem ser de espécie canina ou felina.
- Não serem utilizados para fins comerciais ou de competições.
- Animal em boas condições de saúde, não estar obeso, caquético ou apresentar doença e desgaste físico ou anêmico ou doenças de pele aparentes.
- Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.
- Idade entre 4 meses a 8 anos.
- Até 20 Kg: devem ter idade entre 6 meses a 8 anos.
- Entre 20 a 30 kg: devem ter idade entre 6 meses a 8 anos.
- Acima de 30 kg: devem ter idade entre 6 meses a 6 anos.
- Cães e Gatos braquicefálicos (focinho achatado) não estão contemplados nesse programa (cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, entre outros; gatos persa, entre outros).
- Poderão ser castrados até 2 animais por CPF/Endereço. A fila seguirá ordem cronológica de inscrição.
- ONG’s e Protetores independentes, previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses, também deverão inscrever animais sob sua responsabilidade, cujas vagas serão distribuídas mediante percentual equitativo.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Category: Notícias