Início da Exposição SÃO PAULO: SINFONIA DE UMA METRÓPOLE
Hoje começa a Exposição SÃO PAULO: SINFONIA DE UMA METRÓPOLE no SESI-SJC. A exposição vai até o dia 22 de setembro e vai apresentar um panorama documental singular de São Paulo da primeira metade do século XX, realizado por Theodor Preising, fotógrafo alemão radicado no Brasil.
Após o sucesso alcançado na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp, na capital, um recorte com 25 fotos desta exposição inédita percorre algumas unidades do SESI-SP no projeto Espaço Galeria.
O retrato do projeto magnânimo de uma cidade prestes a se transformar em uma grande metrópole; a chegada dos imigrantes ao Porto de Santos e às hospedarias paulistanas; o carnaval de rua da década de 1930; e a passagem do dirigível Zeppelin pela capital são algumas das imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo.
Theodor Preising, nascido em 1883 em Hildesheim, Alemanha, foi fotógrafo nas frentes de combate da Primeira Guerra Mundial. Tal experiência, combinada à difícil situação econômica alemã no período pós-guerra, foi fundamental para a sua decisão de emigrar. Preising foi um dos pioneiros e mais importantes fotógrafos que registrou o cenário brasileiro. Documentou metodicamente toda a magnitude do projeto de modernização da cidade, a instalação do parque industrial, a verticalização do centro histórico e o crescimento populacional impulsionado pela imigração. Porém, todo o seu esforço empreendedor ainda não foi registrado na história da iconografia paulistana com o merecido destaque.
Sua versatilidade técnica e qualidade estética possibilitou formar um amplo inventário criativo e documental sobre o Estado, oferecendo ao público uma visão privilegiada sobre a formação de São Paulo no período entre as duas guerras.
Curadoria de Rubens Fernandes Junior
Imagem: divulgação
Category: Sem categoria