Direitos humanos e arte marcam debate no Centro de Juventude
03/07/2014 – 03/07/2014 | |
A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta quinta-feira (3), às 19h, um evento que envolve direitos humanos e arte. A atividade será no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131), no Jardim América, que terá o saguão transformado em um espaço para manifestações artísticas. Os trabalhos do artista plástico Máximo Dias serão os primeiros a serem expostos no local.
O evento terá uma palestra da escritora Daniela Arbex que apresentará o “Holocausto Brasileiro”. A autora é jornalista premiada por reportagens sobre direitos humanos. Formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Daniela iniciou a carreira no jornal Tribuna de Minas.
Daniela Arbex é repórter investigativa e seu trabalho se destacou, especialmente, a partir da série Cova 312, publicada em 2002. A investigação sobre a sepultura do guerrilheiro Milton Soares de Castro, dado como desaparecido durante a ditadura militar, ganhou o Prêmio Esso, além de menções honrosas no Prêmio Vladimir Herzog e no Prêmio Lorenzo Natali.
Militante dos direitos humanos há 20 anos, Máximo Dias foi sequestrado e torturado durante a ditadura na Argentina, entre os anos 1967 e 1978. Ele fez desta experiência dramática sua inspiração para a arte. O artista plástico participou dos comitês pela paz na Guerra das Malvinas e pela paz na primeira Guerra do Golfo Pérsico. Participou ainda das comissões de artistas independentes contra a repressão e censura e pelo resgate da memória cultural pós-ditadura.
Programação
19h30
Inauguração do Saguão
20h
Palestra da Daniela Arbex
20h40
Roda de debate
Category: Agenda