Centro da Juventude abre exposição de Sebastião Salgado nesta terça-feira
04/11/2014 – 04/11/2014 | |
A exposição Êxodos, que reúne 60 obras do premiado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, estará, a partir desta terça-feira (4), no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha 131), no Jardim América. A mostra, que segue até o dia 15 de dezembro, pode ser visitada das 8h às 22h. A entrada é gratuita.
Com fotos em preto e branco, a exposição é resultado de seis anos de trabalho de Salgado, em viagens a 40 países. As imagens contam a história das populações migrantes, pessoas refugiadas ou exiladas, a luta pela terra e retratos que refletem o olhar das crianças em uma realidade de sonhos, abordando a fragilidade do ser humano.
“Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, diz Salgado, na introdução da obra. Ao registrar alguns dos mais belos e tristes momentos da humanidade, o fotógrafo busca provocar uma reflexão sobre questões políticas e sociais do mundo.
A exposição faz parte da programação do Projeto Obatalá – Valorização da Cultura Negra e é realizada em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), o Sesc (Serviço Social do Comércio) e a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – AJFAC.
O Projeto Obatalá é uma iniciativa da Secretaria de Promoção da Cidadania e tem como objetivo a valorização da arte, cultura, literatura, culinária, dança e música afro-brasileira. Mais informações pelo telefone 3932-8600.
Category: Sem categoria