banner ad

Bailarino Gabriel Tolgyesi apresenta solo “This Is Not About Me”

| 09/22/2016 | 0 Comments
22/09/2016 – 25/09/2016

A justificativa “o problema não é você, sou eu” no término de relacionamentos, as recusas de oportunidades de trabalho e estudo, a dificuldade de se inserir em um país estrangeiro e outras frustrações geraram memórias que o bailarino Gabriel Tolgyesi transformou em dança com This Is Not About Me, solo contemplado pelo ProAC nº 6/2015 na categoria primeiras obras de dança. O espetáculo fará sessões dias 24 e 25 de setembro (sábado e domingo), às 20h, na Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O bailarino ainda oferece gratuitamente um workshop em que compartilha procedimentos artísticos utilizados no trabalho no dia 25/9, às 10h, no mesmo local.

Para a elaboração deste trabalho, Gabriel se orientou por uma série de ações do cotidiano, como a recepção de recusas e gestos inspirados nos relacionamentos afetivos, tais quais receber flores e chocolates. “O desafio foi “desemocionalizar” esses movimentos para que eles não criem uma leitura dramática”, conta Gabriel. Sua experiência na Europa, onde morou por oito meses após o término da graduação em dança, foi essencial para o desenvolvimento da peça.

Os movimentos escolhidos para compor o solo são bastante ágeis. O artista tem interesse particular pela pesquisa do desaparecimento, do movimento que a plateia recebe como um borrão – um ruído concreto. Ao desenhar essas trajetórias com o corpo, o bailarino se aproxima da técnica fotográfica do fotodinamismo, em que os movimentos criam um rastro aparente na imagem. A aplicação do recurso teve influência do trabalho dos irmãos italianos Anton Giulio e Arturo Bragaglia em fotografia durante o período futurista (1909).

No espetáculo, há também a utilização da voz. A partir de algumas frases repetidas por Gabriel como um mantra, o artista analisou o som de cada uma das palavras e buscou a abstração delas. Ao final, os sons que emite são contínuos e uníssonos. “Fiz aulas de canto para compreender melhor a relação do corpo com a voz e utilizá-la a meu favor”, diz Gabriel.

Já o título escolhido para a peça tem complexidade e assume diversos sentidos. Além de ser uma resposta para a possível explicação “o problema não é você, sou eu”, utilizado no término de relacionamentos, também é uma forma de se responder às recusas impostas a Gabriel em alguns dos locais em que tentou participar de aulas de dança na Europa. “A frase This Is Not About Me (Não é sobre mim, em tradução livre), ressalta essa possibilidade de o problema não estar mesmo em mim, mas sim nessas adversidades”, conta o bailarino.

O trabalho de Gabriel está intimamente ligado à luz criada por Aline Santini, que permite à plateia visualizar as imagens rastreais que o bailarino compõe com sua dança. “A trilha sonora de Dan Nakagawa tem sons que trazem um aspecto de deturpação do espaço, como se as oscilações de graves e agudos criassem um relevo que dialoga com a peça”, explica Gabriel.

O figurino e o cenário criados por Patricia Sayuri evocam a memória nostálgica do intérprete com elementos que foram utilizados por ele durante a estadia na Europa, como a regata que compõe parte do figurino. This is Not About Me conta ainda com orientação de Ricardo Gali, diretor da companhia paulistana Perversos Polimorfos, e produção audiovisual de Pedro Tinen.

Sobre Gabriel Tolgyesi
Bacharel em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (2009-2013). Atualmente é intérprete-criador da Cia Perversos Polimorfos, do núcleo A Infantaria e artista-educador do PIÁ. Em 2015 participou como bailarino da peça de Ko Murobushi Enthusiastic dance on the grave. Fez produção de campo para Morena Nascimento no espetáculo Reverie. Em Claraboia atuou como assistente de produção e contrarregra. Em janeiro, fez a produção executiva da Ocupação Perversos Polimorfos no Paço das Artes.

Em 2014 atuou como produtor executivo da Companhia Perversos Polimorfos. Em 2013 participou das seguintes residências artísticas: NunOff de Miquel Barcelona e Laura Vilar em Barcelona, e DEEP>ARTURES de Teresa Ranieri e Bruno Perosa em Portugal. No mesmo ano atuou como bailarino convidado da Cia Jovem de São José dos Campos em apresentações de La Fille Mal Gardé e de O Quebra-Nozes.

Durante a graduação participou dos projetos da artista residente Teresa Ranieri em Corpus e Affinitá Eletive, sendo este último uma pesquisa em conjunto com o Núcleo Interdisciplinar de Investigação Sonora da UNICAMP. Desenvolveu projetos de pesquisa
em dança na Universidade Estadual de Campinas entre os anos de 2011 e 2012 com apoio do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) e do PIBIC/CNPq. Em 2012 participou do curso de formação para bailarinos de reeducação do movimento pelo Método Bertazzo.

Recebeu bolsas de estudo para a escola de dança AREA em Barcelona, para os festivais Rhythm World em Chicago, LA Tap Fest em Los Angeles e North Carolina Tap Festival na Carolina do Norte.

Ficha Técnica
Concepção e interpretação: Gabriel Fernandez Tolgyesi. Orientação: Ricardo Gali. Figurino e cenário: Patricia Sayuri. Produção audiovisual: Pedro Tinen. Iluminação: Aline Santini. Trilha sonora: Dan Nakagawa. Produção executiva e administração: Gabriel Fernandez Tolgyesi.

Serviço
This is Not About Me. Dias 24 e 25 de setembro, às 20h, na Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Endereço: Av. Olivo Gomes, 100 – Santana. São José dos Campos (SP). Classificação: Livre.

Tags:

Category: Sem categoria

Leave a Reply