Alunos da ETEP finalizam protótipo para programa internacional de robótica
A pouquíssimos dias da entrega do protótipo, cerca de 30 estudantes do ensino médio e cursos técnicos da ETEP – Escola Técnica Professor Everardo Passos fazem os últimos ajustes no robô que representará a equipe na maior competição de robótica do mundo, a FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). O evento acontece em abril, em Nova York (EUA).
Em 2014, o robô tem a tarefa de arremessar bolas com cerca de 60 cm de diâmetro em um alvo fixo que se ilumina por meio de um sensor. A pontuação dos participantes varia conforme a distância alcançada, altura e tempo.
Enquanto a maioria dos estudantes aproveitou as férias para descansar, os integrantes da ETEP Team #1382, passaram dias inteiros na escola, se dedicando a cada detalhe do projeto. Nessa etapa final de entrega, eles estão otimistas. “Tudo está correndo muito bem. O robô está em bom andamento e nossa expectativa é que fique pronto o mais rápido possível para ter um bom desempenho nos Estados Unidos”, afirma o aluno do 2º ano do ensino médio com técnico em mecatrônica, Felipe Marques, de 15 anos.
Esta será 11ª edição do torneio que a ETEP disputa, tendo conquistado 17 prêmios, inclusive o mais cobiçado que é o Charman’s Award em dois anos (2007 no Brasil e 2012 em Nova Iorque), enfrentando equipes como NASA, GM e J&J americana, entre outras.“Não existe nenhum projeto educacional como o programa FIRST. Ele faz com que os alunos entendam o verdadeiro significado de disciplina, a importância da dedicação e cumprimento de horários e prazos, desenvolvem a criatividade, o trabalho em grupo e as multitarefas, aprendendo de uma maneira ordenada”, comenta o diretor acadêmico da ETEP, Roberto Grechi.
Sobre o ETEP Team #1382 – criada em 2004 é uma das poucas equipes brasileiras que participam do FIRST. A cada ano, cerca de 15 alunos entram no time, juntando-se a membros que já estavam na equipe. Aqueles que já se formaram, atuam como mentores, auxiliando os estudantes no desenho e construção do robô e na definição da estratégia.
Os novos membros da equipe são formados e selecionados pelo GERA (Grupo de Estudos de Robótica Avançada) criado em 2004 com o intuito de formar na escola uma comunidade de estudos sobre robótica, composta por alunos dos cursos técnicos da ETEP.
Category: Notícias
Comments (1)
Trackback URL | Comments RSS Feed
Sites That Link to this Post