Os moradores dos bairros Jardim Juliana, Conjunto Residencial Morumbi e Parque Residencial União, na região sul de São José dos Campos, recebem neste sábado (13) mais uma edição da Operação Casa Limpa, iniciativa da Prefeitura voltada ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação será realizada das 7h às 12h. Durante o período, os moradores devem deixar em frente às residências objetos que possam acumular água para que sejam recolhidos pelos caminhões da operação.
Entre os materiais aceitos estão latas, garrafas, pneus, baldes, tambores, lonas, vasos sanitários, piscinas desmontáveis e outros recipientes que possam se transformar em criadouros do mosquito. Já móveis, restos de construção e madeiras devem ser destinados aos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Somente nas 21 edições realizadas em 2026, a Operação Casa Limpa já recolheu mais de 14 toneladas de materiais considerados potenciais focos do mosquito.
Os resultados das ações de combate à dengue já refletem nos indicadores do município. A segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL) deste ano apontou redução no índice breteau, que mede a presença de larvas em recipientes com água parada, passando de 1,2 em janeiro para 1,0 em maio.
Além da Operação Casa Limpa, a Prefeitura mantém diversas estratégias de enfrentamento à doença, como uso de ovitrampas, drones, carro antidengue, tablets para agentes de combate às endemias e nebulização costal em horários ampliados. Mesmo com a chegada do período mais frio, a orientação é que a população continue eliminando possíveis criadouros e permita a entrada dos agentes identificados para inspeções preventivas.
Serviço
Operação Casa Limpa Data: Sábado, 13 de junho de 2026 Horário: Das 7h às 12h Locais: Jardim Juliana, Conjunto Residencial Morumbi e Parque Residencial União – São José dos Campos GratuitoFoto: Claudio Vieira/PMSJC
The post Operação Casa Limpa chega a três bairros da região sul de São José neste sábado (13) first appeared on Notícias São José dos Campos | @noticias.sjcampos.





