Show com MPB4 e inauguração de pavilhão marcam aniversário do Vicentina
03/04/2014 – 03/04/2014 | |
O Parque Vicentina Aranha, patrimônio histórico de São José dos Campos, completa 90 anos neste mês. Para comemorar a data, uma agenda especial foi programada e começa neste domingo (6), com a inauguração do Pavilhão Alfredo Galvão, às 10h, e a apresentação da Banda MPB4, às 11h.
Com 194 metros quadrados, o Pavilhão Galvão, originalmente destinado à internação de homens pensionistas, que pagavam pelo tratamento da tuberculose, é o primeiro prédio do complexo arquitetônico restaurado em sua totalidade. Com a conclusão das obras, o espaço será utilizado como galeria de exposições, onde inicialmente apresentará duas mostras: uma sobre a história do antigo Sanatório Vicentina Aranha, com vídeos, fotos e mobílias da época e outra sobre os primeiros habitantes da região do Vale do Paraíba.
Após a inauguração do pavilhão, a comemoração segue com a banda MPB4. O grupo instrumental brasileiro foi formado em Niterói (RJ), em 1965. Seus principais gêneros musicais são o samba e a MPB, com um repertório marcado por composições de personalidades da música popular brasileira, como Noel Rosa, Milton Nascimento, Chico Buarque, João Bosco, Paulo Cesar Pinheiro e Aldir Blanc.
No dia do aniversário, 27 de abril, às 10h30, o encerramento da programação será com a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos em uma apresentação matinal ao ar livre. A agenda completa da programação de aniversário está disponível na internet
www.pqvicentinaaranha.org.br/
Restauração
A Prefeitura de São José dos Campos se responsabilizou pela maior parte dos recursos investidos na restauração. As obras de restauro continuam em outras partes do Parque e a iniciativa privada e pessoas físicas também podem contribuir.
Este ano, a Campanha “Deixe seu Imposto de Renda na Cidade” continua. Basta acessar o linkwww.pqvicentinaaranha.org.br/
O valor é depositado na conta do projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, o apoiador recebe um comprovante e pode abater o valor na declaração de imposto de renda de 2015 (ano calendário 2014).
História
Inaugurado em 27 de abril de 1924 pela Santa Casa de Misericórdia, o Vicentina Aranha funcionou como Sanatório para tratamento de tuberculose até a década de 80. O complexo arquitetônico, formado pelos prédios e capela, é considerado uma das mais importantes construções da fase sanatorial da América Latina.
O Parque Vicentina Aranha é um Bem Cultural do município, tombado pela Lei Municipal 4928/96 e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), por meio da resolução SC-44 de 2001.
Em 27 de julho de 2007, foi aberto ao público como Parque e, desde então, vem se tornando um espaço de referência em cultura e qualidade de vida.
É gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, que fez um contrato de gestão com a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), organização que vem trabalhando na preservação do patrimônio, promoção de atividades culturais gratuitas, manutenção da área verde, e outras iniciativas. Cerca de 50 mil pessoas frequentam o local, mensalmente.