São José dos Campos será sede de Seminário Internacional de Arquitetura
12/11/2014 – 15/11/2014 | |
Em comemoração aos 30 anos de criação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac), a Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, promove a partir desta quarta-feira (12) o “Seminário Internacional de Arquitetura”. O evento segue até sábado (15) na Casa de Cultura Cine Santana (Avenida Rui Barbosa 2005), em Santana.
Com o tema as “Paisagens Culturais e Contextos Tecnológicos: da arqueologia urbana à arquitetura modernista”, o seminário tem como objetivo promover a discussão sobre ações e propostas para preservação, proteção, manutenção e divulgação do patrimônio cultural, abordando áreas de conhecimento correlatas, como arquitetura, urbanismo, desenvolvimento econômico e territorial, bem como as novas teorias de restauro e conservação que amparam ações regionais e nacionais.
No evento, serão realizadas palestras com profissionais de renomadas universidades e instituições do Brasil, da América Latina e da Europa que mostrarão seus trabalhos sobre sítios arqueológicos, arqueologia, restauros de patrimônios históricos e ambientais e o uso da tecnologia nestes processos.
A realização do evento é baseada em experiências anteriores bem sucedidas, que em 2010 deram origem à Rede CONPADRE, dedicada aos estudos do desenvolvimento regional.
São José dos Campos possui no total 50 patrimônios preservados, sendo 28 conjuntos arquitetônicos, 21 espécies arbóreas e a Banda de Santana, declarada Patrimônio Imaterial Joseense em maio deste ano.
Estas e outras ações são resultados da ação política pautada pela participação da comunidade e o planejamento, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do município e do país.
O Comphac surgiu em 1984 pela necessidade de implantar um instrumento democrático para identificação, preservação e conservação do Patrimônio Cultural devido ao atípico crescimento urbano de São José dos Campos e à ausência de políticas preservacionistas de tradicionais edificações da fase senatorial e industrial. O conselho foi coordenado pela equipe da secretaria de Planejamento até 2001, quando passou a integrar a equipe do Departamento de Patrimônio Histórico da FCCR.
Formado por 19 membros de 16 entidades da sociedade civil organizada da cidade, o Conselho é responsável da adoção de medidas para a defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural do município que devam ser conservados em razão de fatos históricos memoráveis, do seu valor folclórico, artístico, documental ou cultural, bem como dos recantos paisagísticos que mereçam ser preservados. Também cuida da formulação de diretrizes para a política de valorização dos bens culturais, opina sobre projetos de conservação, restauração e aproveitamento turístico e cultural dos bens preservados.
Programação
Quarta-feira (12)
15h
Credenciamento
17h30
Abertura oficial
Quinta-feira (13)
9h
Sessão Temática: Arqueologia Urbana
11h
“Museologia, Pinturas Rupestres e Paisagem: conservação e educação”
14h20
Sessão Temática: Patrimônio Industrial
16h10
”O patrimônio Industrial: Um desafio para o século XXI”
Sexta-feira (14)
9h
Sessão Temática: Tecnologias Aplicadas ao Patrimônio
10h40
“A Usina Hidrelétrica e a Região: o patrimônio histórico e ambiental do entorno do lago de Furnas (MG)”
14h20
Sessão Temática: Preservação, Conservação e Restauro
16h10
“Casa da Criatividade: restauro e reforma do antigo mosteiro de S. Maria Maggiore em Florença” e estudo do caso: “O Bairro de São Donato e a Aplicação da Metodologia de Desenho Urbano para o Parque da Cidade”.
Sábado (15)
9h
Sessão Temática: Arquitetura modernista e conservação
10h40
“O Sistema de Escaneamento 3D para Levantamento Patrimonial e Diagnóstico”
14h40
Debate: Políticas Públicas Patrimoniais
16h30
“Direito Internacional do Patrimônio Cultural e Ambiental: protegendo para valorizar”
Atividades Culturais:
Quinta (13) e sexta-feira (14)
Às 10h e às 15h
Visita Monitorada ao Museu do Folclore
(Avenida Olivo Gomes 100 – Parque da Cidade)
Visita Monitorada ao Parque Vicentina Aranha
(Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes 302)