Programação especial de Natal no Parque Vicentina Aranha com Orquestra de Viola Caipira de SJC e Piquenique Sinfônico
13/12/2014 – 14/12/2014 | |
O Parque Vicentina Aranha se despede de 2014 com uma programação especial, que contará com apresentação da Orquestra de Viola Caipira de SJC (13) e com concerto da Orquestra Sinfônica, Coro Jovem Sinfônico e Cia Jovem de Dança de São José dos Campos (14), em um espetáculo de música clássica em comemoração à chegada do Natal, com mais de 100 músicos e bailarinos da cidade.
A Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos trará a música de raiz para o Parque, um importante traço da cultura da região. Regida por Rui Torneze, a Orquestra apresentará um programa com músicas sertanejas e caipiras e terá Índio Cachoeira como convidado especial.
José Pereira de Souza (Índio Cachoeira) nasceu em Junqueirópolis (SP), divisa com o Mato Grosso. Aos 17 anos começou sua vida profissional tocando nas rádios locais já com o nome de Índio Cachoeira. Formou sua primeira dupla com Tião do Gado. Em 1995 tornou-se o Pajé da tradicional dupla Cacique e Pajé, onde atuou por cinco anos e gravou 5 CDs. Índio Cachoeira é um virtuoso da viola. Além de compor, tocar e cantar, seguindo a tradição dos velhos violeiros, Cachoeira fabrica sua própria viola e violas de dez e quinze cordas, rabeca, violão e harpas. É um artesão de sons.
O domingo será de Piquenique Sinfônico, um concerto ao ar livre em meio às árvores do Parque e um ótimo programa para se reunir com familiares e amigos e apreciar boa música. Com regência do maestro da OSSJC, Marcello Stasi, cerca de 100 músicos e bailarinos da Orquestra Sinfônica, Coro Jovem Sinfônico e Cia Jovem de Dança de São José dos Campos encantarão o público com a obra “Sinfonietta”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959); “Christus”, o 1º movimento da “Cantata Vom Himmel Hoch”, de Felix Mendelssohn (1809-1847), que contará com a participação dos solistas Rubia Gonzalez (soprano), Edilson Silva (tenor), Mikael Coutinho (tenor) e Rodrigo Theodoro (baixo), e o Grand Pas de Deux da obra “O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky (1840-1893), com a participação dos bailarinos Gabriel Prado e Ana Luiza Haruka. As peças são inéditas na cidade.
Realização: Prefeitura de Municipal de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Produção: AJFAC – Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura
Patrocínio Master: Instituto de Oncologia do Vale
Patrocínio Especial: Hospital Vivalle e Vinac Consórcios
Patrocínio: Laboratório Oswaldo Cruz, Grupo Engeseg, Escola Monteiro Lobato, Haruf, Veibras, Supera e Casa de Massas Vila Ema
Promoção: Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan
Parceria: Água Mineral Natural Monteiro Lobato, Danúbio e Gráfica Copcentro
Confira a programação completa do Parque pelo site www.pqvicentinaaranha.org.br.
Serviço:
ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS COM PARTICIPAÇÃO DO VIOLEIRO ÍNDIO CACHOEIRA
Data: 13/12 (sábado)
Horário: 20h30
Local: ao lado da Capela
PIQUENIQUE SINFÔNICO
Orquestra Sinfônica, Coro Jovem Sinfônico e Cia de Dança de São José dos Campos
Data: 14/12 (domingo)
Horário: 10h30
Local: ao lado da Capela
Endereço do Parque Vicentina Aranha: Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Sobre o Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).
Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC – Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.