Curso de alfabetização resgata autoestima dos idosos
01/01/1970 – 01/01/1970 | |
O curso de alfabetização das Casas do Idoso, Centro, Sul e Leste, iniciado nesta semana oferece uma oportunidade para aqueles que não possuem noções básicas de leitura e escrita. O desejo de inclusão social é o que incentiva esses idosos a buscar a chance de voltar ao banco escolar.
“Pra mim, é muito importante aprender a ler e escrever, porque um dia eu quero poder abrir a Bíblia e ler a palavra de Deus”, disse a aluna Maria das Dores Ribeiro da Silva, que é analfabeta.
A professora Viviane Mendes de Oliveira esclarece que a maior dificuldade encontrada é fazer com que os idosos superem a falta de confiança.
“Eu sempre trabalhei com alfabetização de crianças, mas com os idosos está sendo um pouco diferente. Eles costumam ter mais medo de errar do que as crianças, por isto, em primeiro lugar eu procuro resgatar a autoestima deles e prepará-los para receber os novos conhecimentos”, concluiu.
As turmas reúnem cerca de 100 idosos nas três casas. As aulas são de segunda a quinta-feira no período da manhã. Os professores são cedidos pela Secretaria de Educação.
Category: Sem categoria