Sarau do projeto Leitura Livre ressalta importância da luta antimanicomial
11/05/2016 – 13/05/2016 | |
No mês da Luta Antimanicomial, o Sarau do projeto Leitura Livre ressalta a importância do incentivo a atividades que colaborem na propagação da saúde, transformando sentimentos adoecidos em arte, poemas e cores que celebrem a vida. Esta atividade será no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente de Meireles, 302 – Vila Adyana) neste sábado (14), às 15h. A entrada é gratuita.
O sarau terá a apresentação do projeto musical “Drummond Punk e as Canções do Submarino Quântico”, uma experimentação performática e sonora em torno da obra poética de Carlos Drummond de Andrade e outros poetas, realizando uma trilha cênica que transcorre cada verso de cada canção.
Também está programado o lançamento do livro Arte de Viver, do IV Concurso Nacional de Pintura, Poesia & Desenho, concurso que teve como objetivo a valorização do trabalho intelectual e artístico dos pacientes portadores de esquizofrenia e transtorno bipolar por meio do desenho, da poesia ou da pintura e teve premiados trabalhos artísticos de pacientes do CAPS SUL, de São José dos Campos.
Ainda está previsto o lançamento do livro “Das Coisas”, de Fernando Selmer, com textos e frases curtas de cunho filosófico que falam do cotidiano das pessoas, tendo como ideia principal a de expressar pensamentos de forma sucinta.
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), por meio do Projeto Leitura Livre, realiza todo segundo sábado do mês o sarau no Parque Vicentina Aranha para homenagear e valorizar escritores, além de celebrar datas comemorativas. Os encontros sempre são permeados de muita arte e poesia.
O Projeto Leitura Livre disponibiliza no Parque Vicentina Aranha revistas, livros e gibis para a leitura gratuita.
Luta Antimanicomial
Esta é uma das atividades da programação da Semana da Luta Antimanicomial programada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A programação com palestras, oficinas, apresentações e vivências com o objetivo da valorização da causa da saúde mental, contra os muitos anos em que os pacientes sofreram com os tratamentos invasivos e encarceramento, até a reforma psiquiátrica iniciada na década de 70.
Category: Sem categoria