Home / Notícias / Paciente com suspeita de zika vírus é atendido em hospital de São José

Paciente com suspeita de zika vírus é atendido em hospital de São José

26/05/2015 – 26/05/2015

Um engenheiro de 32 anos foi diagnosticado em um hospital particular de São José dos Campos (SP) como caso suspeito do zika vírus, doença popularmente conhecida como ‘prima da dengue’. O paciente, que mora em Camaçari (BA), foi atendido na última sexta-feira (22) e a suspeita foi notificada à Vigilância Epidemiológica do município nesta segunda (25).

Zika vírus
A transmissão do vírus se dá por meio da picada do mosquito Aedes aegypti – vetor também responsável pela transmissão da dengue.

De acordo com o médico infectologista, Antônio Carlos Feres, de Atibaia, a doença fica encubada no organismo do paciente por um período entre 7 a 10 dias após a picada do mosquito Aedes. A manifestação dos sintomas dura até uma semana.

“É uma doença mais branda que a dengue, de maneira geral. A febre é mais baixa e a doença menos incapacitante”, explicou o médico. Pelo histórico do paciente, ele sinaliza que ele deve ter sido contaminado pelo vírus na Bahia.

Em todo país, segundo o Ministério da Saúde, a sorologia atestou positivo para a doença em 17 pacientes – sendo oito na Bahia, oito no Rio Grande do Norte e um em São Paulo. Não há registros de óbitos no país causados pela doença. O laboratório de referência para o exame do zika vírus é o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *