Home / Notícias / FLIM 2026 homenageia Ruth Guimarães e reúne literatura e música de graça em São José

FLIM 2026 homenageia Ruth Guimarães e reúne literatura e música de graça em São José

A FLIM 2026, 12ª edição da Festa Literomusical de São José dos Campos, será realizada de 27 a 29 de novembro, no Parque Vicentina Aranha, com o tema “Travessia” e uma homenagem à escritora Ruth Guimarães. Durante os três dias, o público poderá participar de mesas literárias, apresentações musicais, atividades infantis, ações formativas e outras atrações, todas gratuitas. As informações são da Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), que gere o parque.

Nascida em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, Ruth Guimarães foi escritora, professora e pesquisadora, reconhecida pela valorização das histórias, tradições e saberes da cultura popular brasileira. Seu primeiro romance, “Água Funda”, de 1946, tornou-se um marco da literatura nacional. A curadoria da FLIM é da escritora e poeta Zenilda Lua e da professora e tradutora Júnia Guimarães, filha de Ruth, com assistência de Thaís Inocêncio, editora de linguagens e idealizadora do Piquenique Literário. Desde a primeira edição, em 2014, a festa já reuniu mais de 360 mil pessoas.

O evento também recebe a programação da 59ª Semana Cassiano Ricardo, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Entre os destaques estão a palestra do jornalista e escritor Ricardo Santos sobre o livro “A Primeira Voz da Cidade”, o lançamento de “A História de São Francisco Xavier”, do escritor e doutor em História Rodolfo Santos, e uma palestra de Estevão Zizzi, biógrafo oficial de Belchior, sobre os 80 anos do artista.

Mesas literárias e shows: o que está na programação da FLIM

A abertura é na noite de sexta-feira (27), às 20h, com o show “Milton”, de Mônica Salmaso e André Mehmari. No sábado (28), as mesas começam às 9h com “Marinheira do Mundo”, com Magô Pool, Yuri Andrei e Ivan Costa, mediada por Fabrício Cunha. Às 10h30, Itamar Vieira Junior e Rafael do Prado participam de “Contos de Encantamento”, com mediação de Joaquim Botelho, filho de Ruth Guimarães. Às 13h, a mesa “Contos de Cidadezinha” reúne escritores locais selecionados por chamada pública, com mediação do Nós das Letras e da Academia Joseense de Letras.

Às 15h30, Luiz Ketu e Aline Rochedo Patchamama participam de “Histórias da Casa Velha”, mediada por Jô Freitas. Às 17h, “Folhas Soltas” traz outros escritores locais selecionados por chamada pública. Às 19h30, Débora Guedes e professores da Univap encerram as mesas do dia com “Água Funda”. Ainda no sábado, às 12h, o sarau “Para Iluminar a Memória” homenageia o escritor e jornalista José Guilherme Ferreira.

No domingo (29), a programação começa às 9h com “Contos do Céu e da Terra”, também com escritores locais selecionados por chamada pública. No mesmo horário, no Quiosque Alfredo Galvão, o Piquenique Literário discute o romance “Ressalga” com a escritora Bethânia Pires Amaro, vencedora do prêmio Jabuti. Às 10h30, Júnia Botelho, Severino Antônio, Kátia Tavares e Paulo Barja participam de “Calidoscópio”, com musicalização de Socorro Lira. Às 13h, o grupo Trem da Viração se apresenta. Artistas regionais e manifestações populares completam a programação nos três dias.

Escolas, cinema, feiras e acessibilidade

O primeiro dia é tradicionalmente dedicado às escolas públicas e privadas da cidade, com a FLIMZINHA. As instituições interessadas podem se inscrever pelo formulário tinyurl.com/EscolasnaFLIM. Entre os destaques infantojuvenis estão atividades da Secretaria de Educação e Cidadania, a Turma da Mantiqueira com a Palhaça Rubra, o projeto Leitura na Pracinha, o espetáculo “Leila, a Baleia”, do Coletivo COMOVER, oficinas de desenho com a Kinoene Arts e o Parque de Bambu, do Colégio Poliedro.

O Cine FLIM exibirá o filme “Água Funda” e a mostra “O filme que virou livro”, com curadoria de Fabrício Corrêa, presidente da Academia Joseense de Letras. Haverá espaço gastronômico no Bambuzal do Parque e feiras de produção local: Feirinha de Artes, Feirinha Verde, Feira de Vinil e Livregrafia, de arte impressa.

A entrada é gratuita, e o público pode doar, de forma voluntária, 1 kg de alimento não perecível para entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade. As mesas contam com intérpretes de Libras, e os vídeos terão legendas. A festa terá esteira de triagem de recicláveis, e o Instituto Composta fará a coleta e a destinação dos resíduos orgânicos.

Foto de capa: Divulgação

Clique aqui para fazer parte do grupo do DIÁRIO DE SÃO JOSÉ no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para seguir o DIÁRIO DE SÃO JOSÉ no Instagram.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *